O que é agulha de mão?
A agulha de mão nada mais é do que uma ferramenta bem pequena e fina, que geralmente é produzida em metal, que possui um olho em uma extremidade a fim de passar a linha e uma ponta afiada no outro lado.
Ela é utilizada manualmente para costurar, reparar tecidos ou bordar, sendo extremamente importante para vários tipos de trabalhos manuais e de artesanato.
Qual agulha se usa para bordar à mão?
A agulha para bordar à mão é conhecida por não ter ponta afiada, ela precisa ser delicada, permitir a confecção de trabalhos super delicados e, também, oferecer precisão na costura. É por isso que as agulhas geralmente são produzidas em aço niquelado e apresentam numeração entre 13,14, 16, 22, 24 e 26.
Além disso, também é possível escolher entre os modelos:
- Agulha de bordado Tapestry: ponta arredondada e buraco maior;
- Agulha de tapeçarias: ponta mais larga para passar fios mais grossos;
- Agulha de costura: usada em pontos de bordado básicos, especialmente para tecidos finos.
O que é o bordado livre?
O bordado livre é uma técnica artística que pode apresentar várias nuances, com diversas possibilidades, variando de acordo com os tecidos, as linhas e os efeitos que são desejados na hora de costurar.
Essa é uma forma de bordar que oferece maior liberdade para a criação de desenhos por meio de pontos simples, podendo apresentar tamanhos e formas variados.
O que é bordado artesanal?
O bordado artesanal, por sua vez, é uma forma de criar à mão, também podendo ser à máquina, desenhos e figuras ornamentais sobre um tecido. Para fazê-lo, é possível usar agulhas, fios de algodão, linho, metal, seda ou outros materiais, desde que os fios utilizados formem o desenho planejado.
Qual é o objetivo do bordado?
É possível ter diversos objetivos ao decidir iniciar um bordado. No entanto, ele é comumente utilizado para a ornamentação, para o embelezamento da casa, das roupas, dos enxovais e, em alguns casos, também pode ser a fonte de renda de muitas pessoas.
Quais são os tipos de bordado à mão?
Dentre os bordados à mão mais conhecidos, temos:
- Bordado Vagonite: O bordado vagonite é uma técnica tradicional que utiliza pontos retos para criar desenhos geométricos e simétricos em tecidos com tramas contáveis.
- Bordado Richelieu: muito conhecido por sua delicadeza em um tecido previamente recortado;
- Bordado Ponto Cruz ou Cruzado: também conhecido como “ponto cruz”, utiliza pontos em formato de “X” para estabelecer padrões no tecido;
- Bordado Sashiko: apoiado em uma técnica japonesa que utiliza pontos de alinhavo para a criação de padrões geométricos;
- Bordado de fitilho: usa fitas de tecido para criar designs ornamentais e florais;
- Bordado livre: técnica criativa onde não há, necessariamente, um padrão fixo a ser seguido.
Tipos de agulhas para bordado à mão:
Existem muitos tipos de agulha para bordados à mão, incluindo:
- Agulha de bordado: ideal para fios grossos e tecidos delicados;
- Agulha de tapeçaria: ideal para fios grossos e tecidos pesados;
- Agulha de costura: maior versatilidade, abrangendo diferentes tipos de pontos e técnicas de bordado;
- Agulha de ponto cruz: projetada para a técnica de ponto cruz.
O que preciso comprar para começar a bordar?
Para começar a bordar, é importante ter:
- Agulhas de bordado;
- Fios de bordado;
- Tecido;
- Hoop de bordado;
- Tesoura de bordado;
- Marcadores de tecido.
Quanto custa uma agulha para bordado à mão?
O preço de uma agulha de bordado pode variar, sofrendo alterações em seu preço graças ao tipo, ao tamanho e, também, ao material de sua composição. As agulhas básicas, em sua maioria, costumam ser bem mais baratas.
Onde comprar agulha de bordar à mão?
Compre agulha de bordado a mão na Armarinho São José. São dezenas de opções para se inserir no mundo da costura e bordado, além de ter a facilidade da compra online e entrega no conforto da sua casa.